Sobre o Inumeráveis

Adyr Correia de Sousa

1937 - 2021

Ao contar para as filhas sobre seu compromisso em servir à população como bombeiro, ficava com os olhos marejados.

Foi ainda criança que Adyr descobriu que família e trabalho eram as coisas mais importantes em sua vida. Com a perda precoce do pai, ele viu a necessidade de ajudar a mãe no sustento da casa. Junto com os irmãos, todos trabalhavam para sobreviver.

A mãe de Adyr tentou manter a família unida enquanto pôde e essa sua perseverança, em meio às adversidades que passavam, sempre lhe serviu como inspiração.

Com o passar do tempo, os irmãos se separaram, indo cada um morar em uma cidade. Foi morando em Curitiba que Adyr conheceu a sua esposa. Desse casamento vieram filhos e netos. "Meu avô conheceu a minha avó no Passeio Público de Curitiba e quando eu me lembro do casamento deles, eu penso no quanto eles eram felizes", diz Renan, um dos netos de Adyr.

A família sempre foi algo muito precioso para Adyr, por isso, carregava consigo a missão de encontrar um de seus irmãos que desapareceu, quando ainda eram adolescentes.

Além desse anseio particular, Adyr também tinha um compromisso público com a sociedade do qual se orgulhava muito. Trabalhou a vida toda no Corpo de Bombeiros do Paraná, sempre muito feliz com sua profissão. "Meu avô gostava do que fazia e ele serviu com excelência", diz Renan.

A rigidez que a profissão exigia muitas vezes aparecia em casa. "Meu avô educou cada membro da nossa família com bastante rigor". Mas, em meio à rigidez, sempre escapavam faíscas de emoção. "Quando meu avô começava a contar sobre as ocorrências que atendia, seus olhos marejavam e isso nos emocionava também".

Adyr será lembrado pelos filhos e netos como alguém que serviu à família e à sociedade, com todos os seus esforços, e também com todo o coração.

Adyr nasceu em Teixeira Soares (PR) e faleceu em Curitiba (PR), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo neto de Adyr, Renan Souza Ramos. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Michele Bravos, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 13 de maio de 2022.