Sobre o Inumeráveis

Aguinaldo Thiersch

1966 - 2021

Fez a vida na cidade grande, mas nunca deixou de ser o "homem da terra". Sua alegria era mesmo viajar pro interior.

Ele era o filho mais velho de seis em uma época de pouco dinheiro. Cocriou e ajudou a sustentar os estudos dos outros irmãos que, com seu falecimento, sentiram como se tivessem perdido o pai novamente.

Era uma pessoa extremamente boa e casou-se com uma pessoa igualmente incrível e extrovertida. Foi ótimo filho, irmão, marido e um pai que criou seu filho até a idade adulta sem nunca ter sido preciso levantar a voz para ele.

Um de seus maiores admiradores foi o seu sobrinho Ari, que conta como ele era: “Meu tio Aguinaldo era um homem calmo, tímido e divertido. Falávamos sempre que sua principal característica era ser um 'homem da terra', pois apesar de ter ido para a capital morar em um apartamento, sempre voltava para o interior, onde mexer na horta da mãe era seu grande prazer. Dedicou seus últimos quinze anos à restituição de terra para função social como servidor do Incra. Conseguiu construir uma casa no interior, para onde pretendia voltar quando se aposentasse".

Aguinaldo nasceu em São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) e faleceu em Belo Horizonte (MG), aos 54 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo sobrinho de Aguinaldo, Arí Thiersch Souza. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso e Ana Macarini, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 8 de fevereiro de 2023.