Sobre o Inumeráveis

Ailton Onete da Silva

1970 - 2020

Viúvo desde jovem, era amigo de todos e um superfã de Raul Seixas. “Carpinteiro do Universo inteiro eu sou.”

Conhecido como amigo de todos, Ailton era pré-candidato a vereador do município de Autazes. Tinha orgulho disso e um forte sentimento de que iria poder fazer de tudo para ajudar seu povo. “Desde pequeno ele era assim”, diz sua irmã Sandra.

Perdeu a esposa ainda muito jovem, então "foi pai e mãe de Victoria", que criou com muito carinho e presença constante em sua vida. "Viveu para ela e para ajudar o próximo."

Era fã do Raul Seixas. “Carpinteiro do Universo, essa música é a cara dele”, conta Sandra. Nasceu para doar-se ao outro... e Raul canta:

"Não sei por que nasci
pra querer ajudar a querer consertar
O que não pode ser

Não sei pois nasci para isso, e aquilo
E o enguiço de tanto querer

Carpinteiro do universo inteiro eu sou
Carpinteiro do universo inteiro eu sou"

Ailton partiu e, quatro dias depois, sua mãe Maria do Socorro Onete, que era grupo de risco, também faleceu, vítima do coronavírus.

Aos que ficam, restam as lembranças de muitos momentos felizes divididos em família. Nem tudo pode ser consertado, já dizia Raul. Que a dor possa se transformar em saudade.

Ailton nasceu em Autazes (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 50 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela irmã de Ailton, Sandra Onete da Silva. Este tributo foi apurado por Viviane França, editado por Míriam Ramalho, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 1 de setembro de 2020.