Sobre o Inumeráveis

Aleksander Roberval Ambrosio

1983 - 2021

Dedicou sua vida à Escola de Samba Dragões de Vila Alpina e, como um enredo bem escrito, permanecerá eterno.

Alto-astral, muito bem-humorado, Lekão, como a maioria das pessoas o conhecia, emanava alegria e simpatia por onde quer que passasse. Pode-se dizer que sua história é uma mistura dos versos de muitos sambas, já que seu coração cresceu forjado ao ritmo de uma paixão familiar pelos carnavais.

"Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora"

Foi por herança, história e amor que Lekão assumiu, por muitos anos, as responsabilidades da Escola de Samba Dragões de Vila Alpina, fundada por seu avô Antonio Ambrosio na década de 70. Participando dos desfiles, seja como intérprete ou como diretor de bateria, ele fez dos carnavais de rua palco principal para espalhar sua alegria.

"Às vezes a felicidade demora a chegar
Aí é que a gente não pode deixar de sonhar
Guerreiro não foge da luta e não pode correr
Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer"

Na voz de seu irmão Richard, Aleks era o elo entre os três irmãos mais velhos. Ele conta que eles eram nove filhos por parte de pai e que Lekão era aquele que fazia visitas sem hora marcada, demonstrava afeto e dedicava atenção a todos os familiares. Nessas ocasiões de encontro eram garantidas muitas risadas e várias histórias do período de infância.

Ele era um verdadeiro poço de histórias, sempre tinha casos engraçados das épocas de samba para contar, e eram muitos. Entre tantos enredos, Richard destaca que não se lembra dele ter repetido uma história sequer, nesse tempo todo, "era uma melhor que a outra", lembra com carinho.

Aleks havia encontrado sua 'Rainha de Bateria' e estava prestes a se casar. Sentia-se completamente feliz, e festeiro como era, gostava de partilhar esses grandes acontecimentos com a família e amigos. Ele se casaria no final desse ano.

"É dia de sol, mas o tempo pode fechar
A chuva só vem quando tem que molhar
Na vida é preciso aprender
Se colhe o bem que plantar
É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar."

Circunstâncias da vida fizeram com que ultimamente Aleks e Richard não estivessem tão próximos, na verdade o que o irmão lamenta é que, diferentemente de Lekão, ele não tenha conseguido demonstrar como gostaria todo o amor e admiração que sente pelo seu irmão. No entanto, ao mesmo tempo, Richard, que é devoto de Nossa Senhora Aparecida, crê que eles sempre estiveram unidos, apesar da distância física, e que se apoiavam por meio de orações e energias positivas.

"Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé
Manda essa tristeza embora (manda essa tristeza embora)
Basta acreditar que um novo dia vai raiar
Sua hora vai chegar."

Richard escolheu nos contar a história de seu irmão Aleks entremeada com versos do samba "Tá escrito" do Grupo Revelação, canção que significa muito para ambos, na tentativa de "eternizá-lo e não deixar que o tempo apague tudo o que ele fez em vida".

Aleksander nasceu em São Caetano (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 40 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo irmão de Aleksander, Richard Juan Ambrosio. Este tributo foi apurado por Larissa Reis, editado por Ana Helena Alves Franco, revisado por Roxanna Ramaciotti Mires e moderado por Rayane Urani em 19 de setembro de 2021.