1973 - 2021
Como médico extremamente humano, costumava ir a municípios do interior para atender sem cobrar pelas consultas.
Embora nascido no município de Itajaí, Doutor Alexandre mudou-se para Florianópolis na tenra infância, onde permaneceu ao longo de sua vida e teve por companheira a advogada Leonice com os três filhos dela.
Quando jovem almejava ser biólogo. Tornou-se médico por circunstâncias alheias à sua vontade e, apesar de medicina não ser a sua primeira escolha como profissão, abraçou a carreira com determinação e incontestável dedicação, fazendo dos clientes os seus melhores amigos, dispensando-lhes os mais eficientes e modernos cuidados e distinguindo-se por sua forma respeitosa e digna de se relacionar com eles.
Clinicava no Centro Médico Celso Ramos, valendo-se de suas várias especializações. Jamais discriminou as pessoas pelo status ou classe social, inclusive rotineiramente atendia em municípios do interior de forma gratuita e voluntária. Seu trato atencioso exercia poder curativo sobre os doentes, amenizando as dores do corpo e da alma.
Era considerado por muitos como reservado, mas na intimidade divertia-se apelidando pessoas de seu convívio. Deleitava-se com banhos de mar e apreciava a companhia de sua shih-tzu, a pequena Faísca, para ele sua “filhota”.
A companheira, Leonice, conta amorosamente a seu respeito: "Sua vida foi pautada pela simplicidade, notadamente na sua maneira de se vestir e pela generosidade, indelével característica de sua personalidade.
“Deixou seu legado como uma pessoa muito rica em amor, em sabedoria, em conhecimento, com pacientes que desfrutavam e valorizavam sua amizade, além de sua excelência profissional.”
“Deixa um vazio imenso e profunda tristeza em minha vida, mas, sobretudo, deixa doces lembranças e a certeza de que fui plenamente presenteada com amor, alegrias, satisfação e orgulho.”
“Deixa também pacientes saudosos, mas agradecidos por terem a honra e o privilégio de serem atendidos por alguém tão humilde e grandioso, norteado pela sensibilidade e determinação em ajudá-los.”
Alexandre nasceu em Itajaí (SC) e faleceu em Florianópolis (SC), aos 47 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela companheira de Alexandre, Leonice Lima Silva. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 13 de maio de 2022.