Sobre o Inumeráveis

Alexandre Toshio da Conceição Ichida

1977 - 2020

Tinha a habilidade de fazer as pessoas acreditarem em si mesmas.

Ele era um furacão, grande em todos os sentidos. Preenchia os lugares com sua presença marcante, e sem ele, o mundo parece mais vazio. Essas características resumem a essência de Alexandre para a sobrinha Maria Eduarda.

Alexandre tinha a habilidade de fazer as pessoas se sentirem bem e acreditarem em si mesmas. Carismático e irreverente, promovia uma bagunça e alegria absurda por onde passava. Valorizava muito todas as relações que construía, assim foi um irmão e tio protetor, filho prestativo e sobrinho amoroso.

Era apaixonado por praticar tênis de praia no Leblon, onde se sentia em casa e capaz de tudo.

Um de seus grandes prazeres era comer. Não dispensava um hambúrguer, amava a carne assada da avó paterna, o brownie e a torta de sardinha da irmã. E ele também cozinhava, fazia pizzas deliciosas e ficava feliz em preparar e partilhar as refeições com as pessoas que amava. Além disso, outros divertimentos seus eram: ver filmes sobre a Segunda Guerra Mundial e acompanhar as partidas do Botafogo - seu clube do coração – e obviamente, conversar sobre todos esses assuntos.

Amava crianças. Uma das atividades que mais o agradava era ajudar a mãe na entrega dos doces de São Cosme e Damião, pois isso lhe trazia memórias de sua própria infância, dos momentos de expectativa e entusiasmo atrás dos doces. Era um data feliz para ele.

Tinha também uma relação especial com a música: gostava de ouvir Tupac e possuía ouvido apurado para os ritmos. Um de seus planos era promover um festival de funk dos anos 90 no Rio de Janeiro. Sonhava também sair do Brasil e viver o sonho americano.

Alexandre foi um grande ser humano, com um grande coração e uma alma de criança.

Alexandre nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 43 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela sobrinha de Alexandre, Maria Eduarda Ichida da Silva. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Rosa Osana, revisado por Ana Helena Alves Franco e moderado por Rayane Urani em 30 de junho de 2021.