Sobre o Inumeráveis

Alice Cardoso Alves

1923 - 2020

A matriarca da família Nascimento.

Alice foi uma mãe e avó amorosa. Estava sempre de bem com a vida, mesmo aos 97 anos, e com as “dores da velhice”, como ela mesma dizia.

“Ah, nem sei por onde começar... minha avó era demais, sempre tinha uma palavra, um abraço”, conta sua neta Jennifer.

Alice teve dez filhos, que adicionaram à família os preciosos e incontáveis netos, bisnetos e até tataranetos.

“Ela era muito especial. Preocupava-se com todos. Era uma pessoa tão pequena, tinha um pezinho de tamanho 32. Às vezes eu olhava para ela e pensava: como pode ser tão pequena e ter tido tantos filhos? Pensava o quão forte ela era”, sua neta lembra com humor e carinho.

Foi uma mãe preocupada e atenciosa com os seus filhos e com toda a família, sempre disposta a ajudar de alguma forma. “Foi embora da maneira mais dolorosa, mas tenho certeza que suas raízes foram espalhadas em nós, assim como seus conselhos e virtudes”.

Seu coração era enorme. Com a idade, começou a apresentar problemas com a audição, porém isto não a abalava, amava ouvir as pessoas.

Gostava de lembrar sobre a sua infância. Amava a cidade que nasceu e contava inúmeras histórias.

“Ela era tão vaidosa, fazia questão de tomar banho assim que acordasse, isto era sagrado, gostava de estar sempre cheirosinha”, Jennifer lembra-se com carinho.

Emocionada, sua neta faz um último relato: “Vó, a senhora partiu e como dói saber que não vai estar na sua cama ou no sofá esperando as visitas. Vou guardar tudo com muito amor e carinho. Obrigada pelos seus ensinamentos, pela sua fé e perseverança. Faltam palavras para agradecer a Deus pela sua vida”.

Alice nasceu em Maceió (AL) e faleceu em São Paulo (SP), aos 97 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Alice, Jennifer Nascimento. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Marcela Matos, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 3 de outubro de 2020.