1931 - 2020
Em frente à vela acesa, orava pela família citando o nome de cada um.
Amadeu foi um homem de fé. Gostava de ler a palavra de Deus e orar pela família, como forma de agradecimento pela vida de todos.
Foi casado com Januária por vinte e quatro anos, com quem teve sua filha, Joana. As duas vieram a falecer antes dele. Já aposentado, teve mais dois filhos, Thiago e Fernanda, de quem cuidou com todo carinho e amor.
Uma pessoa muito acolhedora e cuidadosa com as palavras, Amadeu gostava de ligar para os filhos durante o dia, simplesmente para saber como estavam. Após o falecimento de Joana, Amadeu, Thiago e Fernanda criaram um laço ainda mais forte, tornando-se inseparáveis.
Thiago não se esquece do dia de seu casamento, ocasião especial por inúmeras razões e também pelo fato de ter entrado na igreja com seu pai, Amadeu. Um dia de muita emoção e que eternizou também o amor entre o pai e o filho, amor forte e verdadeiro. “Pai, você foi o meu melhor amigo e o melhor pai”, declara-se Thiago.
E é esse amor infinito que faz com que Thiago sinta tanta falta das ligações carinhosas do pai no meio do dia só para saber como ele estava. "Saudade de ouvir aquela amada voz".
Mas o mesmo amor é também o que motiva Thiago e Fernanda a seguirem em frente, para orgulharem o pai, que certamente segue orando por eles do ladinho de Deus. “Amo você infinitamente, meu pai!”
Amadeu nasceu em Campo Largo (PR) e faleceu em Curitiba (PR), aos 89 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelo filho de Amadeu, Thiago de Lima Artiga. Este tributo foi apurado por Larissa Reis, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 17 de agosto de 2021.