1940 - 2020
Suas ideias e ensinamentos transformaram para sempre a vida de seus alunos.
Uma professora tão encantada por ministrar aulas que, de início, sua didática e postura causaram estranhamento. Não era todo dia que a turma de pedagogia da Universidade Federal de Goiás se deparava com uma mulher à frente de seu tempo.
Generosa nas lições, tornou seus alunos mais humanos: os conteúdos passados em aula eram pretexto não só para formar educadores, mas ensinar que todas as relações na vida se tratavam de saber lidar, acima de tudo, com seres humanos.
Se não bastasse a grandeza dos ensinamentos, as roupas coloridas e estampadas evidenciavam o tamanho da personalidade da mulher preta e inteligente que era Ana. Ser homenageada na formatura talvez tivesse sido pouco para externar a enorme gratidão e admiração de seus alunos.
“Mentes brilhantes não morrem”, é assim que a turma de pedagogia de Ana Cáritas afirma que se lembrará do sorriso tímido, comprometimento e integridade, capazes de influenciar homens e mulheres que passaram por suas aulas.
Seus ensinamentos transformadores seguirão reverberando nas vidas de seus alunos.
Ana nasceu em Goiânia (GO) e faleceu em Goiânia (GO), aos 80 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pelos alunos de Ana, da Turma de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás do ano 2000. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Luíza Victorino, revisado por Emerson Luiz Xavier e moderado por Rayane Urani em 8 de junho de 2021.