1963 - 2020
Viveu com fé e generosidade, uma mulher que nunca deixou de dobrar os joelhos em oração por toda a humanidade.
Filha de João Batista da Costa (in memoriam) e Francisca Soares da Costa, primogênita de 9 filhos, Ana Lúcia nasceu à beira do Rio Madeira, em Rondônia, e já na adolescência mudou-se com a família para a capital, Porto Velho.
Nunca reclamou da vida, tudo pra ela estava bom e perfeito. Mesmo com todas as desilusões, sempre lutou para conseguir o que almejava, com toda a generosidade que fazia parte de sua personalidade. E assim, foi mãe e pai para os seus três filhos, enquanto trabalhava como empregada doméstica, babá, serviços gerais, garçonete, costureira, enfim, o que aparecesse.
Simone, sua filha, por vezes testemunhou os gestos de bondade de sua mãe e sua disponibilidade para fazer a diferença na vida no próximo.
“Certa vez, quando eu cheguei em casa, ela havia abrigado um morador de rua. Com o susto ao me deparar com o homem em casa, dei um grito muito alto e acordei a todos. Ela disse que havia dado comida, roupas limpas e um lugar para que ele passasse a noite. E quando eu perguntei o porquê, ela com toda naturalidade me disse: ‘Se Deus me deu um teto e um prato de comida, porque eu não posso fazer o mesmo por ele?’”
Era uma mulher de fé, temente a Deus, que todos os anos passava o seu aniversário no Congresso de sua igreja em Anápolis, Goiás. Mesmo com todas as dificuldades decorrentes da obesidade, era muito feliz em poder viajar e seguir o seu chamado.
“Ela foi luz na vida das pessoas, para todos desejava o bem, mesmo sem conhecer. Se soubesse de alguém precisando de oração, lá estava ela dobrando os joelhos calejados em oração”, conta Simone, cheia de orgulho.
Ana Lúcia amou incondicionalmente os filhos, assim como é amada por eles. Sua passagem deixou lindas lembranças e um legado de amor que jamais será esquecido. Ela costumava dizer que o perdão era o único caminho para a felicidade e que não sendo possível mudar as pessoas, era preciso amá-las como são.
“Mãe, te amo além da vida, te amo até o céu...”, declara-se Simone para a mãe, que sempre foi e continuará sendo o pilar de sua vida.
Ana nasceu em Porto Velho (RO) e faleceu em Porto Velho (RO), aos 57 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Ana, Simone Soares da Costa. Este tributo foi apurado por Malu Marinho, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Ana Macarini e moderado por Ana Macarini em 4 de abril de 2021.