Sobre o Inumeráveis

Andréa Mercedes de Moraes Prado

1966 - 2020

Amava se arrumar, andar de salto, e não importava se era para trabalhar ou passear.

"Minha mãe sempre foi uma mulher ligada à família, vaidosa amava se arrumar, perfumar, sair toda no salto, fosse para trabalhar ou passear. Era apaixonada por jogos de celular: 'Candy Crush', 'Matchington Mansion', 'Fazenda' eram os jogos favoritos dela", comenta a filha Agatha.

Andréa não gostava de ficar parada. Estava sempre procurando alguma coisa para se ocupar ou entreter. "Além de jogar no celular, gostava de fazer crochê. Também ficava muito feliz quando íamos viajar, sair, passear."

Andréa não era apenas do signo de leão. Tinha um jeitão meio felino de cuidar e defender a família. Casada com Ronildo, era mãe de Agatha Angel, com 30 anos, e de Patrick Anderson, de 22. "Ela sempre cuidou de nós três como ninguém. Protetora, ai de quem ousasse falar do marido e dos filhos dela, ficava nervosa de verdade. Sempre teve um amor imensurável por nós e fazia o impossível para nos ver bem" - recorda a filha.

"Ela odiava cozinhar, não gostava nem de passar perto da cozinha. Mas quando resolvia, fazia uma comida maravilhosa; o bife parmegiana dela era maravilhoso!", revela Agatha.

Andréa tinha um hábito marcante: em todo lugar que ela chegava, arrumava alguém para bater papo durante um tempão. Podia ser na fila do supermercado ou do banco, no meio da rua, na fila do pão, da lotérica, enfim, Andréa encontrava sempre outra pessoa disposta a conversar longamente com ela. Antes de sair da conversa, Andréa "dizia que tinha dois filhos gêmeos com oito anos de diferença".

Extrovertida e comunicativa, era querida pelas pessoas, exibia grande facilidade para fazer novas amizades. No cargo que ocupava, em uma escola, como secretaria, fez grandes amigos. Faltou pouco para se aposentar.

"Nós tivemos muitas histórias em família, mas os últimos três anos com ela nos marcou muito. Nossa última viagem para a praia foi perfeita. Minha mãe mudou muito nos últimos tempos, ela estava totalmente apegada a Deus; e com uma fé inabalável. Foi ela quem nos deu forças até o fim! E nos dá até hoje.", Confidencia Agatha.

Andréa nasceu em Jacareí (SP) e faleceu em São José dos Campos (SP), aos 54 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Andréa, Agatha Angel Moraes Prado. Este tributo foi apurado por Gabriel Rodrigues, editado por Ricardo Henrique Ferreira, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 31 de agosto de 2021.