Sobre o Inumeráveis

Antonietta Migliaccio Bonfá

1927 - 2020

Dançava, cantava e não tinha a menor vergonha de aparecer nos vídeos feitos pelos seus netos.

"Dona Eta sempre foi a alegria da família", revela Rafa, um de seus quatro netos, ao lado de Gabriel, Laura e Marcela, resultado do casamento de sua filha Mara e seu genro Hugo.

Mais do que a alegria da família, Antonietta era a alegria da festa! Dessas que se vestem de Mamãe Noel todo Natal, garantindo o sorriso em cada criança presente, e deixando saudades ao partir — como uma linda música, que embala o presente momento.

Falando em música, ela adorava cantar e dançar — e dizia ter sangue de cigana. Todas essas boas lembranças foram filmadas, pois, Dona Eta era, ainda por cima, uma grande exibicionista: até rap, quando tinha 88 anos, ela cantou para as câmeras! Está tudo, tudinho registrado, mas há amores tão intrínsecos, que lente alguma é capaz de captar — só mesmo sentindo.

Ter desfrutado de uma companhia tão doce e única foi mais valioso do que ganhar na loteria — jogo de azar, do qual ela sempre participava, jurando que dessa vez... ganharia.

Essa leveza tão sua foi sua grande marca em sua passagem pelo planeta Terra. Hoje, segundo sua bisneta Olívia, "Dona Eta" tornou-se a estrelinha mais linda e brilhante do céu, ao lado de seu grande amor, Sr. Ricardo.

Antonietta nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 92 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo neto de Antonietta, Rafael Bonfá Sacho. Este tributo foi apurado por Carla Cruz, editado por Gabriela Monteiro, revisado por Lígia Franzin e moderado por Gabriela Monteiro em 4 de julho de 2020.