Sobre o Inumeráveis

Antônio Carlos Mendes

1956 - 2020

Honesto e leal com as pessoas que ele amava. Marido, pai e avô apaixonado. O herói da família.

Também conhecido como Mendão ou Mendoca, Antônio era um tenente militar aposentado. Sempre será lembrado como o herói da família pela mulher Ana Cristina Mendes. Eles se conheceram quando ele tinha 19 e ela 17 anos. Casaram-se, construíram uma linda família e viveram mais do que juntos, viveram unidos até o último dia. Foram verdadeiros companheiros em todos os momentos.

Mendão era apaixonado pelas filhas Ana Carolina e Natália. Ele sempre será o superavô do neto Léo, outra das suas grandes paixões. A segunda neta dele, Helena, nascerá nos próximos dias e, com certeza, escutará muitas histórias inspiradoras e divertidas sobre o avô.

Ele foi um homem de poucos amigos e valorizava muito a família. "Vivia para nós", conta uma das filhas. Além disso, ele tinha muito orgulho da carreira militar e recebeu homenagens lindas das pessoas que tiveram a honra de conviver com ele.

A figura do marido, pai e avô apaixonado e dedicado deixará saudade. Até a mania dele de construir e guardar coisas fará falta no dia a dia, mas as lembranças boas ficarão. Segundo Ana Carolina, a filha mais velha, ver as "meninas dele" felizes, com certeza, era o maior desejo do pai. Por isso, desde a sua partida, elas têm tentado seguir em frente. Apesar da falta e da dor da perda, elas têm conseguido. Juntas elas são muito mais fortes do que imaginavam.

A chegada da Helena, filha da Natália, é aguardada com ansiedade. A pequena vai ressignificar o ano da família Mendes, trazendo muitas alegrias para a vovó, os pais, os tios e o primo. De onde estiver, o vovô estará orgulhoso.

Antônio nasceu em Santos (SP) e faleceu em Santos (SP), aos 63 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Antônio, Ana Carolina Mendes. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Naiara Araújo, revisado por Lígia Franzin e moderado por Irion Martins em 9 de maio de 2020.