Sobre o Inumeráveis

Antônio das Graças Lopes

1950 - 2020

Com dedicação e simplicidade, reivindicou todos os dias a coroa de rei do açaí.

Ribeirinho de nascença, homem da Amazônia. De origem humilde, viveu a vida com simplicidade e paciência. Foi casado por 50 anos e trouxe ao mundo nove filhos, dos quais cuidou durante cada minuto de seus dias.

Seus filhos, já crescidos, deram-lhe netos, que por sua vez, trouxeram ao mundo um bisneto. A cada aumento de sua família, aparecia mais um espaço no coração de Antônio. E é claro que, preocupado com o bem-estar de todos, dedicava-se mais ainda ao trabalho.

“Ah, eu preciso acordar cedo... Muito cedo! Senão, ninguém come. Por isso eu trabalho tanto”, dizia ele.

Trabalhava em sua venda de açaí, onde era conhecido por “Seu Graça”, e devidamente reconhecido pelas técnicas trazidas de sua terra. Usava todo o amor que tinha pelo negócio para preparar o melhor para sua clientela. Tirava daquele lugar, não só o sustento dos que estavam sob seu cuidado, mas também uma de suas motivações para seguir de pé.

E seguia, de cabeça erguida, com o amor de sua família, que era o seu norte. Calmo, pacífico, justo e humilde, Seu Graça também proveu, além do teto e do alimento, educação e honestidade para aqueles que amava.

Antônio nasceu em Mocajuba (PA) e faleceu em Belém (PA), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Antônio, Roni Cardoso Lopes. Este tributo foi apurado por Michelly Lelis, editado por Diego Eymard, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 23 de julho de 2020.