Sobre o Inumeráveis

Antônio de Macedo Andrade

1950 - 2020

Amava trabalhar, viajar e comer bem. Era do tipo que prestava ajuda financeira e mantinha a discrição.

De origem humilde, Antônio saiu de São Bento, no estado de Pernambuco, aos 21 anos, para ganhar a vida em São Paulo.

Aos 26, casou-se com Maria das Graças, sua parceira por mais de quatro décadas, com quem teve Luiz Fernando e os gêmeos Adriana e Tadeu.

Macedo, como o chamavam, trabalhou com estamparia, foi taxista e mensageiro de hotel, antes de tornar-se sócio de um hotel no centro da capital, seu primeiro anseio profissional.

Tanto essa como as realizações seguintes vieram com muito suor e desafios, pois o pernambucano era 100% dedicado quando o assunto era trabalho.

Desta forma, conquistou estabilidade financeira e emocional, junto da mulher e dos filhos.

Durante toda a vida e, sempre com discrição, Macedo ajudou inúmeras pessoas, tanto familiares como amigos próximos, a realizarem algum sonho. Em grande parte, a ajuda era financeira.

Ainda assim, a humildade e a simplicidade o acompanharam em toda sua trajetória.

Além do gosto pelo trabalho, Macedo apreciava uma boa comida e viajar com a família. Eram frequentes as visitas a Minas Gerais, o estado de origem da esposa, e claro, o seu Pernambuco.

Com o avanço da idade e devido aos problemas de saúde, as viagens foram rareando. Macedo tinha diabetes, hipertensão, baixa visão e insuficiência renal ─ era transplantado desde 2002.

Adriana diz que o último pedido do pai, antes de ser intubado, foi que chegasse um recado para ela: não esquecer de pagar o boleto do aluguel do comércio.

"Ele estava muito preocupado, porque seus negócios, do ramo de hotelaria, estavam todos fechados. E, toda sua vida, dedicou-se a não deixar faltar nada em casa e para sua família", ela diz.

Antônio nasceu em São Bento do Una (PE) e faleceu em São Paulo (SP), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Antônio, Adriana. Este tributo foi apurado por Larissa Paludo, editado por Mariana Quartucci, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 5 de dezembro de 2020.