Sobre o Inumeráveis

Antônio dos Santos

1939 - 2020

Atento e com um raciocínio lógico incrível, Seu Antônio era fera no dominó.

"Qualquer um reconheceria Seu Antônio a metros de distância. O proprietário do bar que ficava no final da rua era um senhor baixinho que ostentava um dos bigodes mais famosos do bairro e era também o melhor jogador de dominó da região", conta a neta Tâmara.

Era introvertido, um comerciante das antigas. De seu rosto exalava uma constante expressão de seriedade e um jeito meio zangado, porém possuía um enorme coração e toda uma vida dedicada à família — era o alicerce da casa. Ele amava incondicionalmente os netos e estava sempre preocupado com o bem-estar de todos, familiares ou não.

Amava cuidar dos animais e conversar um pouco com a clientela, sempre atento para que a cerveja estivesse no ponto, garantindo assim a satisfação de cada cliente.

Deixou um legado de muito amor, de serenidade e, acima de tudo, de força. Transmitia paz e segurança, sem ao menos ter verbalizado seus sentimentos ─ não era bom nisso —, mas dava sempre um jeitinho de demonstrar diariamente, com atitudes, o quanto amava cada um que estava ao seu redor.

Antônio nasceu em São Félix (BA) e faleceu em Salvador (BA), aos 81 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta e filha de criação de Antônio, Tâmara Mota. Este tributo foi apurado por Emily Souza Bem, editado por Lígia Franzin, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 16 de outubro de 2021.