1943 - 2020
Com sua alegria contagiante, encarava os problemas da vida assoviando e cantando.
Para Toninho, “não tinha tempo ruim, não importava o tamanho do problema que enfrentava na vida”, nada abalava a sua alegria em acordar assoviando e cantando, conta a sobrinha Renata Maria.
Começou a trabalhar aos sete anos para ajudar a família. “Era daquelas pessoas que nunca dizia não quando o pedido era de ajuda, e ajudou muita gente a se tornar o que é hoje.” Era um amigo inesquecível e ajudar as pessoas foi o que mais fez durante a sua trajetória.
Com a família não era diferente. Sempre presente, Toninho era marido dedicado, irmão para todas as horas, sem dizer no pai incrível de filhos, sobrinhos e afilhados. “E não era para menos, ele era um paizão mesmo”, afirmam a sobrinha.
Aninha, a esposa, dizia ter ganhado “mais do que na loteria, pela sorte grande de ter um companheiro tão cuidadoso e amigo”. Será que foi sorte? Desde a primeira vez que a viu na empresa em que trabalhavam, ele se encantou e “falava para todos que iria se casar com ela”. Ali nascia o amor que teve início ainda na juventude dos dois e permaneceria por mais de cinquenta anos.
Com gratidão, os familiares se dizem orgulhosos por terem feito parte da vida de Toninho e por tê-lo tão presente em suas histórias. Ele deixa mais do que saudade. Nas palavras de Renata Maria, “deixa um legado de honestidade, boa vontade, amor ao próximo, caráter, positividade e alegria infinita de viver, que jamais será esquecido”.
O guerreiro Antonio, corintiano fiel, de coração gigante, que enfrentava os problemas com a sua alegria, recebe nesta homenagem um pequeno gesto do amor que tanto partilhou, expresso na despedida da sobrinha: “Vá com Deus, tio. Eu nunca vou te esquecer. Te amo”.
Antonio nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela sobrinha de Antonio, Renata Maria da Silva. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Rosimeire Seixas, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 7 de junho de 2021.