Sobre o Inumeráveis

Antônio Luiz

1930 - 2020

Unia a família em torno da sua deliciosa feijoada, que preparava com todo amor.

Seu Antônio, um mineiro simples e sonhador, deixou a vida na cidade natal e decidiu se aventurar em São Paulo, cidade essa que ele conhecia como a palma de sua mão. Entre os amigos, todos sabiam que ele "conhecia tudo", cada estabelecimento. Isso mostrava que Antônio sabia também como poupar, pois procurava até encontrar os lugares com os melhores preços, fosse do que fosse.

Foi com essa determinação e economias, além do dinheiro recebido pelos bicos que fazia e por seu emprego fixo como ascensorista, que ele comprou um terreno e construiu a própria casa. Nela, criou, junto com a sua eterna companheira Yvone, seus cinco filhos e construiu lindas histórias.

Na visão da neta Fernanda, o maior talento do avô era cozinhar. "Ele unia a família toda em torno da sua deliciosa feijoada. Ah, que saudade! E ele fazia tudo, desde a preparação, que começava um dia antes e ninguém entrava na cozinha!", lembra ela aos risos.

Antônio criou com dedicação e afinco seus filhos e netos. Sempre que ia ao Paraná, levava uma caixa de bombons Garoto só para agradar Fernanda, que guarda essa lembrança até hoje.

Quando não estava trabalhando nem preparando sua famosa feijoada, adorava ir pescar, sempre com o seu radinho de pilha que tocava suas músicas preferidas, as caipiras. Aos domingos, ele não faltava às missas.

Depois de um tempo separados, agora ele pode finalmente reencontrar sua companheira de vida Yvone, com quem descansa em paz.

Antônio nasceu em Bambuí (MG) e faleceu em São Paulo (SP), aos 90 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Antônio, Fernanda Aparecida Luiz Espontão. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Allanis Carolina, revisado por Lícia Zanol e moderado por Rayane Urani em 16 de agosto de 2020.