1947 - 2020
Desbravador do mundo e da vida, amou e foi amado intensamente.
Antonio foi muitas coisas. Pai amoroso de Jasmine e Lizieux; avô apaixonado da Ana Maria, do Daniel, do André e do Antonio e sogro amigo do Normandes. Foi primôgenito e o precioso de sua mãe, Marietinha. Foi o irmão mais velho de Filomena, Liduína, Verônica e Lúcia. E foi também herdeiro da alegria dos Antonios Ribeiro, seu pai e seu avô, e da liderança de seu avô Norberto Angelo. Foi padrinho de muitos afilhados e era motivo de disputa entre sobrinhos.
Além de ser um homem de família, Antonio também fez muito durante sua vida. Foi advogado, idealista, atleta náutico, policial rodoviário federal, procurador estadual, fazendeiro e empreendedor.
Vivia a vida intensamente. Foi um viajante desbravador, motivado pela sua curiosidade e por sua sede por conhecimento. Acompanhado pelas poesias de Patativa do Assaré e pelos ensinamentos de Padre Cícero e Frei Damião, conheceu o mundo.
Antonio nasceu em Fortaleza (CE) e faleceu em Teresina (PI), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Antonio, Jasmine Soares Ribeiro Malta. Este tributo foi apurado por Ana Macarini, editado por Paula Garcia Corrêa, revisado por Emerson Luiz Xavier e moderado por Rayane Urani em 14 de abril de 2024.