Sobre o Inumeráveis

Carlos Gonçalves Serra

1937 - 2020

Professor e um dos idealizadores do SUS, inspirou muitos alunos a lutarem em defesa da saúde pública brasileira.

Cirurgião-dentista por formação e profissão, Carlos também era especialista em Odontologia Social, mestre e doutor em Saúde Coletiva. Após se aposentar da odontologia, dedicou-se ao seu ensino e virou professor. Mas, nenhum desses títulos era maior que seu amor pelo SUS, o qual ajudou a criar, viu crescer e que defendia com a garra de um recém-formado.

No magistério, sempre foi de uma gentileza e educação sem tamanho. Ensinava sorrindo. Quando não tinha certeza sobre o assunto pesquisado para uma dissertação, tinha a humildade de assumir e sentar junto ao aluno para pesquisar.

Entre uma orientação e outra, gostava de conversar. Falava de suas vivências na saúde pública e de sua família. Contava que, do alto dos seus 80 anos, ainda tinha fôlego para uma partidinha de vôlei com os amigos e os filhos. Também sempre dava um jeito de falar da sua amada Suely, sua companheira de toda vida.

Ao ser contaminado, Carlos sabia quem era seu inimigo e que a luta seria árdua. Resistiu bravamente até onde pôde, mas o vírus foi mais forte e venceu a batalha.

A ex-orientanda do Mestrado em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá - RJ, Luisa Maria, manda um recado para o professor, em nome dos muitos alunos que ele inspirou: “Nós, seus ex-alunos e orientandos sentiremos muito sua ausência, pela sua tenacidade e sua inteligência brilhante. As futuras gerações de profissionais de saúde certamente precisarão de muitos outros Professores Serra, para que continuem a tarefa iniciada pelo senhor em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)!”

Carlos nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela ex-aluna de Carlos, Luisa Maria de Oliveira Costa. Este tributo foi apurado por Michelly Lelis, editado por Maria Alice Freire, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 4 de julho de 2020.