1956 - 2021
Fez do seu trabalho com essências um meio para compartilhar sua generosidade e dar testemunho de fé.
Ele nasceu na roça, no interior de São Paulo, em uma família de 18 irmãos. Esse Santista de coração, apaixonado pelo seu time e que amava um churrasquinho na companhia do cunhado Joaquim, começou a trabalhar ainda criança, aos 6 anos, na colheita de algodão. Sempre foi muito estudioso e conseguiu ser o melhor aluno do colégio, tendo que caminhar todos os dias dez quilômetros em estrada de chão para chegar à escola.
Mudou-se para São Paulo e em Osasco, onde completou seus estudos, conheceu a esposa, com quem teve uma linda família, com três filhos e dois netos. Presente em vários momentos em família, estampava sua alegria com sorrisos no rosto.
Em meados 1995 criou a empresa Phytoessence na garagem de sua humilde casa. Um ano depois houve um incêndio e ele perdeu tudo, a casa e a empresa. Foram tempos muito difíceis e de muitas privações. Muito pobre, ele e a família só não passaram fome porque, sendo uma pessoa muito religiosa, recebeu auxílio dos seus semelhantes, que doaram cestas básicas, ovos e, mais raramente, alguma carne para a família se alimentar. Ele, porém, nunca perdeu a fé em Deus, mesmo nos momentos de maior dificuldade! Ele dizia que esse incêndio fora enviado por Deus para lhe dar mais garra para crescer, pois partia seu coração ver os filhos comendo arroz e ovos todos os dias. Arregaçou as mangas, trabalhou duro e fez da Phytoessence Fragrâncias a melhor e mais respeitada empresa brasileira de fragrâncias.
Manter essa empresa de pé era o seu maior desafio. Mais de cem funcionários dependiam dela para viver. Ele dizia que Deus confiou nele e na sua família para conduzir esse barco e ajudar a diversas pessoas.
Celso impactou positivamente a vida de milhares de pessoas. Nem seus filhos tinham conhecimento do quão generoso ele era, de todas as benfeitorias que realizou na vida de muita, mas muita gente. Fazia milhares de doações, ajudou a milhares de pessoas, compartilhou seus ensinamentos e sempre deu aulas de humildade. Atingiu o sucesso, mas sempre deixou claro para todos, principalmente para esposa e filhos, que esse sucesso fora enviado por Deus.
“Quem conviveu com ele teve o privilégio de ter feito parte de sua história em seus sessenta e quatro anos de vida. A certeza mais absoluta que nossa família tem", diz a sobrinha Elaine, "é que ele foi um espírito enviado por Deus para fazer muita diferença na terra e na vida de muitas pessoas”.
“Acreditamos que hoje ele vive ao lado do Pai. Olhe por nós daí de cima, pois os seus, com certeza, darão sequência a tudo que você começou e seguirão os teus passos. Te amaremos para sempre”, finaliza Elaine, em nome de todos os familiares.
Celso nasceu em Lucélia (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 64 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela sobrinha de Celso, Elaine Ribeiro. Este tributo foi apurado por Lucas Cardoso, editado por Ana Clara Cavalcante, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 23 de maio de 2022.