Sobre o Inumeráveis

Clara Alves de Sousa

1953 - 2020

Mesmo não alfabetizada educou sozinha os cinco filhos, tendo como base a ética e a moral.

Clara, uma mineira cheia de luz e alegria, foi a mãe dedicada de cinco filhos e a avó atenta e carinhosa dos oito netos. A mulher forte e doce que fez do seu sorriso fácil um meio de se conectar com as pessoas. Muita esperta e ativa, não deixou a vida passar sem que ela a tornasse uma experiência de fé e um exemplo de determinação.

A amiga Beatriz lembra da comadre como alguém íntegro e puro, que viveu para fazer o bem e trazer alegria ao mundo. Mundo esse que lhe foi duro e ela retribuiu com sorrisos as dificuldades que enfrentou. Criou sozinha os cinco filhos, e mesmo sem ser alfabetizada, transbordava conhecimento. Ao educar os filhos foi rigorosa ao orientá-los quanto ao comportamento que deveria ser respeitoso com os idosos e seus superiores nos locais em que trabalhavam. Criou todos para o mundo, não os protegendo, mas educando-os em valores morais e éticos.

Foi uma mulher muito batalhadora e que cultivou a fé em Deus como alicerce para a base de sua vida íntegra e modesta. Ao trabalhar em uma casa, preocupada com a segurança da família, impediu que um familiar desconhecido acessasse o lar. Desfeito o mal-entendido com a chegada de uma pessoa da casa ela, fez questão de firmar o compromisso em proteger a todos e não permitir que estranhos adentrassem a residência. Assim era Clara, cheia de atitude, dona da virtude da ética, forte, determinada e íntegra.

Por fim, a amiga Beatriz, com saudades e gratidão, presta a seguinte homenagem a Clara: “Mulher de riso fácil. Um riso que expunha sua alma e escondia as durezas da vida. Ninguém ficava a seu lado sem se contagiar com sua alegria. Virou estrelinha, nos deixou mais pobres, mais tristes. Que esteja em paz e seja acolhida por Deus”.

Clara nasceu em Carlos Chagas (MG) e faleceu em São Paulo (SP), aos 67 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela amiga e comadre de Clara, Beatriz Braga Costa. Este tributo foi apurado por Ana Helena Alves Franco, editado por Ana Clara Cavalcante, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 21 de abril de 2022.