Sobre o Inumeráveis

Clóvis Privato

1929 - 2020

Tinha um humor impecável e era responsável pelas compras de supermercado e pela macarronada de domingo.

Ao longo dos seus 91 anos, Clóvis esbanjava alegria e saúde. Trabalhou por muitos anos como motorista da Sabesp e, aposentado, ajudava os familiares nas tarefas de casa. Era o responsável por fazer as compras de supermercado, missão que cumpria com grande maestria. Quando estava em casa, se o telefone tocasse, tinha um ritual antes de atender: penteava os cabelos antes de tocar no aparelho.

Era amante da boa gastronomia. Adorava cozinhar e não abria mão de uma feijoada. Era Clóvis quem preparava o pernil no Natal e a macarronada nos almoços de domingo, pratos de dar água na boca, aprovados por todos os familiares. A neta Ana Paula conta que ele também gostava de saborear o bolo de coco com abacaxi, receita que gostava de fazer para deixar o avô feliz.

Durante as comemorações do seu aniversário, Clóvis sempre discursava, e sem surpresa nenhuma entregava o primeiro pedaço de bolo para a bisneta Sthefanny.

Torcedor fanático do Palmeiras, não perdia nenhum jogo e tinha uma camisa com o seu nome, peça do guarda-roupa que adorava vestir; afinal, era o único palmeirense da família, cuja maioria torcia para o Corinthians.

Assistia frequentemente ao programa de José Luiz Datena. Quando precisou ficar internado, ganhou das enfermeiras uma televisão para continuar acompanhando o noticiário, presente que retribuiu ensinando a elas como dançar forró.

Guardava com carinho a foto da falecida esposa Mafalda, recebida em dezembro de 1948, que trazia no verso os dizeres: “A você, com um grande afeto. De tua Mafalda”. Essa foto foi encontrada pelos netos depois que Clóvis partiu para se juntar à amada.

Clóvis nasceu em Orlândia (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 91 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta de Clóvis, Ana Paula Privato Martins. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Gabriel Rodrigues, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 22 de abril de 2021.