Sobre o Inumeráveis

Conceição de Maria Pessanha do Amaral Gurgel

1942 - 2021

Viveu uma história plena e de amores profundos... Sempre com muita alegria, viagens e gargalhadas.

Foram quase cinco décadas dedicadas à pedagogia e à carreira de professora. Com sua vontade de ensinar, a educadora alfabetizou centenas de crianças e como ativista e líder de sua classe, sempre movimentou e defendeu os direitos da categoria.

Fã de ópera e de música clássica, era puro amor, doçura e alegria. "Ela foi a pessoa menos egoísta que conheci na vida. Viveu pelos seus alunos, pelos dois filhos, pelos netinhos e pelo meu pai, seu grande amor por cinquenta anos", conta orgulhosa a filha Fernanda.

Animada e extrovertida, tornava qualquer viagem uma grande aventura. Ela aproveitava e vivia intensamente cada momento, desde os preparativos até o último instante de cada passeio. Estava sempre programando sua próxima viagem, sem se importar se seria longa, curta, para uma localidade distante ou... logo ali. O que importava mesmo era a diversão, o prazer que as viagens traziam.

"Extremamente carinhosa, afetuosa... Todo mundo gostava de estar com ela, a conversa sempre fluía...", diz Fernanda.

Sua simpatia era uma característica marcante em qualquer ambiente, mas sua marca registrada mesmo sempre foi a inconfundível gargalhada. "Agora, lembramos diariamente daquele riso fácil, daquela gargalhada espontânea, que ela soltava onde quer que estivesse. Minhas tias, as irmãs dela, contam que foi assim desde sempre. Era na escola, nas missas ou em qualquer lugar onde fosse esperado que o silêncio reinasse", revela a filha.

Fernanda conclui: "Ela deixou uma saudade profunda e um mundo novo para aqueles que vivem hoje sem sua presença física, mas deixou também um legado incrível: 'a vontade de ensinar'. Sou advogada e professora universitária e devo isso à dona Con, minha maior incentivadora nos estudos e na carreira".

Amiga, eterna companheira, mãe e avó que deixa uma saudade que não cabe no peito, mas que agora segue para sua derradeira viagem na eternidade. Então, que seja para lugares iluminados e alegres como dona Con gostava e que ela possa dar muitas, muitas de suas inconfundíveis gargalhadas enquanto estiver passeando pelos jardins celestiais.

Conceição nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) e faleceu em São Paulo (SP), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Conceição, Fernanda Pessanha do Amaral Gurgel. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 23 de maio de 2022.