Sobre o Inumeráveis

Cor Jesu Dorotea Reis Matos

1948 - 2020

Companheiro incansável na luta por melhores condições de trabalho, foi generoso com tudo e com todos.

Apelidado de “Quiabo”, Cor Jesu foi metalúrgico da Philips-Walita, na capital paulista, por mais de trinta e cinco anos.

Figura histórica na organização da coletividade entre os trabalhadores, a filha Aline conta que o pai participou de todos os espaços e as lutas por melhores condições de trabalho: “reuniões sindicais, apoio ao SENAI dentro da empresa, luta por direitos, reiteração de leis de insalubridade e benefícios trabalhistas”.

Companheiro incansável na luta, Aline afirma que o pai chegou a sofrer um acidente de trabalho em pleno ato de produção. “Em 1970, uma prensa decepou a ponta do seu dedo médio da mão esquerda. Nunca se envergonhou disso, pelo contrário, fez do acidente um enredo narrativo para seus discursos e reivindicações para a implementação da ISO 9000 (conjunto de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade) e muitas outras melhorias”.

Além disso, Cor Jesu também se envolvia na organização e realização dos encontros festivos e de confraternização: futebol, festas juninas, festas das crianças, entregas de prêmios e viagens.

Segundo a filha, mesmo após a aposentadoria, acompanhava a trajetória de sua classe, com grandes relatos de batalha e experiências.

Por conta de toda essa história de luta e compromisso, Quiabo “construiu um grande ciclo de amizade, tendo uma corrente incrível de amigos”, declara Aline.

Cor Jesu será sempre lembrado pela família e pelos amigos como um grande companheiro que soube construir laços afetivos e revolucionários, agindo com princípios e referenciais de generosidade e fraternidade, participando incansavelmente de coletivos na luta por direitos trabalhistas.

Cor nasceu em Piranga (MG) e faleceu em São Paulo (SP), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Cor, Aline Matos. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Denise Stefanoni, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 26 de novembro de 2020.