Sobre o Inumeráveis

Damião Gonçalves da Silva

1948 - 2020

Seus almoços de domingo tinham a mesa farta, assim como eram fartos o amor e o cuidado que dedicava à família.

Damião foi homem de coração grande e gostos simples, que adorava estar em família e cuidar da sua casa.

Construiu a vida ao lado de Maria de Lourdes da Silva e dos filhos Leda Maria, Leandro e Leonardo, a quem dedicou todo o seu amor.

Pessoa alegre e de muitos amigos, sempre gostou da casa cheia. Apreciava muito cozinhar e, principalmente aos domingos, não perdia a oportunidade de fazer um belo almoço para a família, com o seu tempero nordestino especial e aquela fartura para que ninguém passasse vontade.

Aos sábados, Damião também gostava de colocar a mão na massa, mas naquelas saudosas noites os convidados especiais eram os netos Guilherme, Manuela e Heloisa, que comiam os melhores lanches e pastéis preparados por ele.

Aposentado mas trabalhador até o final dos seus dias, mostrou a todos como levar a vida de forma honesta, com humildade e sempre ajudando ao próximo. Deu o seu melhor para que a família conseguisse alcançar os seus objetivos e tivesse sempre um lar para onde voltar.

“Quando comprei o meu último carro, foi ele quem me ajudou. Falava para todos, com orgulho, que iríamos para a Bahia, visitar a sua família, que fazia um bom tempo ele não via. Não tivemos tempo de fazer a viagem, mas dedico a ele mais essa conquista”, conta o filho Leonardo.

Se Damião tinha três filhos, podemos dizer que a vida lhe reservou mais um: o Buck, cachorro da raça Pug que estava sempre ao seu lado, até na hora de dormir.

“Embora eu tenha comprado o Buck, como trabalhava fora ele ficava o dia todo com meu pai. Os dois se aproximaram muito, estavam sempre juntos e mantinham uma relação de pai e filho”, diz Leonardo, que lembra também que todos os dias o pai fazia batata-doce para o Buck e tomavam café da manhã juntos.

O filho guarda ainda outras inúmeras lembranças, como os discursos que Damião fazia em todos os aniversários da família, principalmente os de Leonardo. Agora, porém, é a sua vez de discursar para o pai amado: “Pai, muito obrigado por tudo e pela família que você construiu e cuidou. Graças a você sou um homem melhor e tenho forças para levantar e cuidar da minha família da melhor forma, como você sempre fez. Serei eternamente grato”.

Damião nasceu em Itaberaba (BA) e faleceu em São Paulo (SP), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo filho de Damião, Leonardo Gonçalves da Silva. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 3 de fevereiro de 2021.