1982 - 2021
Quando cismava com algo, ia em frente até conseguir. Foi assim que conquistou o amor da sua vida.
Daniel era a alegria da família. Daqueles que fazia amigos com facilidade. "Eu brincava que se uma formiga passasse na frente dele, ele já ia puxar assunto. Sua partida causou uma comoção em todos. Eu nunca tinha visto alguém receber tantas homenagens como ele." - lembra a esposa. "Ele é o amor da minha vida. O melhor filho do mundo. O amigo para todas as horas. O irmão parceiro. Ele é tudo nas nossas vidas." - continua Raquel.
Ele nasceu no Rio de Janeiro e veio ao mundo de forma inesperada. Seus pais, Eduardo e Valéria, eram jovens e foram pegos de surpresa com a notícia da sua chegada. Ainda criança, se mudou para São Paulo, onde passou boa parte da sua vida.
Se formou em jornalismo, sua grande paixão desde pequeno. Mas sua vontade mesmo era mexer com carros. Então, tornou-se um excelente jornalista automotivo. Trabalhou na Revista 4x4, na Carro, na Autoesporte e por fim, no Motor1. Estava voando na carreira com inúmeras reportagens importantes para o setor. Viajou o mundo e testou diversos carros, desde os mais simples até os dos sonhos.
Era daqueles que escrevia com uma facilidade impressionante. Quando pegava um carro para teste, podia ter certeza que ia sair uma matéria fora da caixa tradicional.
Uma das suas paixões era andar de moto. Vira e mexe estava andando de moto com seu pai e alguns amigos. Era flamenguista roxo! Não perdia um jogo.
"Conheci o Dani no meu antigo trabalho. Ele tinha ido buscar um carro e eu que entreguei para ele. Na mesma tarde, ele me adicionou no Facebook e começou a puxar assunto. Desde aquele dia passamos a nos falar o tempo todo. Tivemos uma conexão que eu não tive com mais ninguém e tenho certeza que nunca mais vou ter." - enfatiza Raquel.
Antes de casarem, Raquel "enrolou" Daniel por um mês antes de saírem juntos. Ela confessa que foi só para ver se ele valia a pena mesmo. "E valia demais! O Dani era extremamente carinhoso, batalhador, engraçado, meu parceiro para todas as horas".
Na mesma semana em que saíram juntos, Daniel a pediu em namoro. Em três meses, em casamento. Em um ano e sete meses casaram. Muitos se assustaram com a velocidade. "Mas a gente sabia que não tinha o que esperar. Nós nos amávamos e ponto final".
Enzo foi o fruto do amor entre o casal. Ele era o sonho da vida do Dani. Ele sempre quis ser pai, ainda mais de um menino. O Enzo já se chamava Enzo desde a época de namoro. Que pai fantástico ele foi!
O Dani também era um apaixonado por bichos. Resgatou o Ringo da rua em 2012, em uma noite fria e chuvosa. Agora o Ringo está sempre ao lado da esposa, quando ela precisa. "Apesar da dor e da saudade, uma coisa é certa: o amor que temos um pelo outro estará presente para toda a eternidade" - comenta.
"E como a gente sempre dizia um para o outro:
- Eu já te falei que te amo hoje?
E ele respondia:
- Eu mais!"
Daniel nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e faleceu em São Paulo (SP), aos 39 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela esposa de Daniel, Raquel Sobral Mozardo. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Raquel Sobral Mozardo, revisado por Bettina Florenzano e moderado por Rayane Urani em 30 de setembro de 2021.