Sobre o Inumeráveis

Deoclides Gonçalves

1947 - 2020

Carinho, atenção e afeto com todos que o cercavam e em todos os lugares em que estava...

Ele era uma pessoa à frente de seu tempo. Técnico em segurança do trabalho e professor em cursos técnicos em Santo André, adorava ler a seção de política dos jornais, cozinhar (sua forma especial de demonstrar afeto) e estudar.

Foi casado três vezes. Casou-se com Maria Lúcia e com Vera Bordim, sua atual companheira com quem era muito atencioso e carinhoso mas, foi em seu primeiro casamento com Vera Natália que teve as três filhas: Aneliza, Isabella e Natália.

Disciplinado e paciente, ensinou a filha Aneliza a ler, quando ela tinha 7 anos de idade, usando como recurso os gibis da Turma da Mônica que ele também adorava.

Como já morava há 30 anos em Jussara, no Paraná, nos últimos anos sempre vinha a São Paulo e gostava de ficar na casa de Aneliza. Lia gibis para a neta, conversavas até de madrugada e contava as histórias de sua família.

Deoclides nasceu em Vera Cruz (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido filha caçula de Deoclides, Aneliza Gonçalves de Campos. Este texto foi apurado e escrito por Rosana Forner, revisado por Christiane Jost e moderado por Rayane Urani em 26 de maio de 2020.