Sobre o Inumeráveis

Devanir Donizete Braz

1961 - 2020

A dureza da vida não amargou seu coração. Muito pelo contrário, a toda dor retribuiu com alegria e amor.

Devanir era conhecido como "Zetão". Trabalhou como caminhoneiro e foi marido, pai e, mais recentemente, avô, com grande coração e amor à família.

Foi casado por trinta e oito anos com Silvia Mara de Oliveira Braz. Juntos, construíram uma linda história ao lado das filhas, Priscila e Nathalia. Devanir teve a felicidade de ver a família crescer e o amor renovar-se com o nascimento do netinho, Miguel, seu xodó, que já tinha 6 anos.

Ele devotava um grande amor à sua única irmã Maria Joana, também conhecida como Fia e, para ele, a família estava acima de tudo. Alegria, a seu ver, era sinônimo de estar em união, de pode ver todos reunidos à sua volta, principalmente nas viagens, nos churrascos e nas festas de que tanto gostava.

Já para a família, Devanir era o alicerce: um ser humano com grande coração, amoroso, sempre disposto a ajudar e dono de uma alegria contagiante, capaz de fazer com que todos acreditassem que tudo ficaria bem.

Nem sempre a vida foi fácil para Zetão. Vindo de família humilde, começou a trabalhar ainda na infância e teve que lidar com muitas dificuldades e privações. Mas a dureza da vida não amargou seu coração — muito pelo contrário, a toda dor ele retribuiu com amor e, justamente por ter dedicado a vida ao trabalho, conseguiu oferecer à família muito mais do que ele mesmo teve.

Na cidade de Votuporanga, Devanir viveu toda a sua vida. Fez muitos amigos e foi extremamente amado pela família e por todos que o conheceram, deixando saudades em muitos corações, como o do pequeno Miguel, que pede pelo vovô, e o da sobrinha, Camila, para quem ele foi como um pai.

“Meu tio querido, onde estiver, saiba que jamais será esquecido, porque você foi o melhor e único em nossas vidas. Te amamos muito”, homenageia Camila, sendo também a voz saudosa da esposa, Silvia Mara, das filhas, Priscila e Nathalia e da irmã Maria Joana.

Devanir nasceu em Votuporanga (SP) e faleceu em São José do Rio Preto (SP), aos 59 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela sobrinha e pela irmã de Devanir, Camila Braz Resende e Maria Joana Braz. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Fernanda Queiroz Rivelli, revisado por Débora Spanamberg Wink e moderado por Rayane Urani em 25 de fevereiro de 2023.