Sobre o Inumeráveis

Dilma Tavares do Nascimento Rios

1959 - 2020

Mãe carinhosa e observadora, do tipo que reparava no corte do cabelo e nos centímetros que o filho cresceu.

Dilma sempre foi batalhadora. Os filhos Priscila, Camila e Mateus relatam que a mãe começou a trabalhar aos 14 anos para ajudar no sustento da família.

"Ela possuía um coração muito grande", contam. Após seu casamento, Dilma acolheu duas sobrinhas, que sua irmã gerara muito nova, aos 14 e depois aos 16 anos e que se tornariam suas filhas de criação e coração. Dilma tinha “um grande desejo de ser mãe”, mas uma cirurgia a impediu de gerar uma vida em seu próprio ventre.

"Porém, ela não se entristecia, pois estava com as sobrinhas e o marido. Anos depois, teve uma grande surpresa: chegou um filho de coração que trouxe alegria e fez a família aumentar", recordam.

A seguir, Mateus faz uma carta aberta para sua mãe, Dilma:

"Mãe, que saudade de você, que vazio você deixou. São vinte e quatro anos de lembranças e Deus tinha que te levar justo agora, pertinho do seu aniversário.

Quantas lágrimas já correram de eu saber que, ao chegar em casa, não vou mais te ver. Seus beijos, abraços, seu jeito de reparar na minha altura, seus elogios quando o cabeleireiro acertava o meu corte de cabelo... Que saudade, mãe! Que falta vai fazer eu chegar exausto do trabalho, olhar para a cama e ouvir a senhora falar 'chegou, o meu filhote?' e várias outras recepções recheadas de amor, saudade e boas-vindas.

Agora, que a senhora está ao lado do nosso Deus, interceda por nós aí de cima, tá? Aproveita bastante que, quando chegar o nosso momento, também subiremos para te encontrar na glória e juntos poderemos adorar a Deus por toda eternidade.

Sei que não ouvirei mais sua voz aqui em casa, mas sei que aí no Céu a senhora vai ouvir as minhas orações, vai ver o meu dia a dia e sei que posso contar com a senhora na glória eterna. Fica registrado meu luto, mas ao mesmo tempo, sei que aí no Céu a senhora foi recebida como merece: uma rainha guerreira, propagadora da paz, do amor e da felicidade.

Te amo!”

Dilma nasceu em João Câmara (RN) e faleceu em Natal (RN), aos 60 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo sobrinho e pela filha de Dilma, Anderson Thiago Tavares de Souza e Priscila Tavares do Nascimento Cruz. Este tributo foi apurado por Janaina Dias , editado por Denise Stefanoni, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 31 de agosto de 2020.