Sobre o Inumeráveis

Edney Coelho Mar

1948 - 2020

Foi um trabalhador incansável, exemplo de honestidade e generosidade.

Edney foi grande. Um homem simples: caboclo do interior do Amazonas e ribeirinho. Ainda jovem, mudou-se para a "cidade grande". Em Manaus, trabalhou incansavelmente até o início da pandemia. Conquistou muitas coisas na vida, porém a mais importante foi sua linda família.

Amava sua esposa, dona Auxiliadora, a quem chamava carinhosamente de "índia velha". Com ela, teve três amados filhos: Jackeline, Edney Junior e Lenise. Os filhos adicionaram à família quatro preciosos netos.

Foi um excepcional marido, pai, avô e amigo. Fazia questão de cuidar de todos. "Amava a casa cheia e a mesa farta. Os domingos eram os seus favoritos, quando podia mimar os seus netos, oferecendo doces à revelia dos pais", relata sua filha Jackeline.

Foi um herói para a sua família, um grande guerreiro, que enfrentou bravamente as turbulências da vida. "Lutou até o último minuto pela vida. E como amava viver! Viajar era seu grande prazer, e o Rio de Janeiro, sua grande paixão", completa a filha.

Católico praticante, jamais deixou de ir às missas na matriz de São Bento. Era considerado um homem generoso. Nas adversidades da vida, ajudou cada um dos seus nove irmãos. Jackeline fala mais sobre o legado do pai: "Todos têm uma bela história e boas lembranças para contar do seu mano velho! E os amigos? Esses afirmam também terem perdido um grande irmão".

Sua filha faz um último relato, emocionada: "Ele se foi deixando um grande vazio e uma saudade sem fim. Sempre será amado e lembrado com muito carinho. Perdi meu grande amigo. Vá em paz, meu pai. Descanse nos braços do Criador!”

Edney cuidou dos seus e viveu plenamente. Foi um líder na sua grande família Mar e para sempre será lembrado.

Edney nasceu em Manicoré (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 72 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Edney, Jackeline Lemos Mar Maia. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Marcela Matos, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 11 de setembro de 2020.