Sobre o Inumeráveis

Eduardo Augusto Rodrigues de Sousa

1937 - 2020

O português que conhecia todas as ruas do Rio de Janeiro e era apaixonado pelo Vasco.

Seu Eduardo pisou em terras brasileiras pela primeira vez aos 19 anos. Saiu de Trás-dos-Montes, uma cidadezinha Portuguesa, e desembarcou no Rio de Janeiro em busca de oportunidades. Gostou tanto da nova paisagem que foi buscar a namorada Noemi, que virou esposa e mãe de seus dois filhos.

O português bom de papo, conhecia as ruas da cidade maravilhosa melhor do que muitos cariocas nascidos por ali. Ele era taxista e adorava passar o dia dirigindo, ouvindo e contando boas histórias. Um dos seus assuntos favoritos era o Vasco da Gama, seu time do coração.

Sempre muito ativo e muito lúcido, seu Eduardo dizia que queria muito ser avô. E chorou feito criança quando recebeu a notícia da primeira netinha. No dia do nascimento, ele chegou com os olhos emocionados e um presente: o uniforme completo do Vasco da Gama. Mas tem um detalhe: ele comprou o uniforme para uma criança no tamanho de seis anos.

"Garanto que esse presente será muito bem guardado até o momento que a “menina dele”, como ele costumava chamar, puder vestir e desfilar com o uniforme do time do vovô.", conta sua nora e mãe da netinha dele.

Eduardo nasceu em Trás-dos-Montes, Portugal. e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 83 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela nora de Eduardo, Gabriela Gaudio. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Lígia Scalise, revisado por Joselma Coelho e moderado por Rayane Urani em 24 de maio de 2020.