Sobre o Inumeráveis

Elza de Abreu Souza

1941 - 2020

Vaidosa que só ela, toda semana fazia as próprias unhas. Gostava muito da cor rosa pink.

Matriarca de uma família grande, com cinco filhos, quinze netos e quatro bisnetos, Dona Elza era o alicerce dos familiares, todos sempre muito ligados a ela. Mesmo levando uma vida árdua, jamais perdeu o jeitinho leve e compreensivo.

Fã número um de Marília Mendonça, conheceu a cantora escutando rádio e sabia todas as músicas de cor e salteado. “De quem é a culpa?” era a sua preferida. Cantava e dançava assistindo aos shows pela televisão.

Toda última quinta-feira do mês fazia questão de se encontrar com as amigas. Nas festinhas que ajudava a organizar não podia faltar sertanejo, que dançava com muita alegria apesar da idade.

Um dos netos teve o prazer de realizar o grande sonho da avó, que era viajar de avião. “Meu filho deu de presente uma viagem pra nós, fomos para Fortaleza, no Ceará, com passeios, tudo incluído, ela se divertiu muito”, conta a filha Margareth.

E assim será sempre lembrada, animada, ativa e com um belo sorriso no rosto.

Elza nasceu em Cornélio Procópio (PR) e faleceu em São Paulo (SP), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Elza, Margareth Vieira de Souza. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Laís Oliveira, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 27 de maio de 2021.