Sobre o Inumeráveis

Elzo Kerson Ravanelli

1960 - 2020

Dividia seu coração entre o Londrina Esporte Clube e a doce Luiza.

Elzão, como era conhecido pelos mais próximos, era um profissional da saúde, atuando no laboratório do Hospital Universitário de Londrina. Pai zeloso, amigo e companheiro, casado com Maria José.

Ensinou para o filho, nas pequenas lições do dia a dia, a importância de se estruturar uma família e de trabalhar com integridade. Ensinamentos que não se resumiam à teoria, pois era um exemplo de honestidade.

O filho herdou dele suas maiores paixões. Faziam cerveja artesanal juntos, Elzo sempre compartilhava seus saberes de laboratório durante o preparo. Encheu-se de orgulho quando viu seu pequeno ouvindo sua fita VHS do AC/DC.
O gosto musical era compartilhado, como no show dos Rolling Stones, onde ambos sentiram a mesma emoção aficionada pelo rock. Paixão que também estava presente em casa, quando reunidos, ouviam Led Zeppelin.

Seu amor pelo Londrina Esporte Clube nunca pôde ser medido. Estava lá, fosse nas melhores ou nas piores fases, como um bom torcedor. Jamais só, sempre ao lado dos amigos e do filho. Fazia questão de vestir a camisa do time por onde quer que estivesse viajando, era uma forma de representar tamanho orgulho e paixão. Vibrou com o acesso do Londrina à série B em 2015, nem a chuva ou o estádio lotado puderam apagar tamanha alegria.

Um homem de pouca demonstração de sentimentos, devido às marcas da vida.

Virava outro, quando sua netinha Luiza chegava, era o amor da sua vida, seu coração amolecia ao ouvir um “te amo vovô”. Demonstrava tamanho afeto, pessoalmente ou através de áudios, sempre dizendo “te amo, Luiza”. Disse isso, inclusive, como forma de despedida. Não havia outra frase que resumisse melhor o homem que foi.

Elzo nasceu em São Manoel (SP) e faleceu em Londrina (PR), aos 59 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Elzo, Elzo Ravanelli Neto. Este texto foi apurado e escrito por Ygor Expedito Goncalves, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 16 de junho de 2020.