1942 - 2020
Preparava a melhor bala de cupuaçu do mundo!
Dona Floriana tinha o dom de exercer o seu afeto por meio do seus dons: por meio da costura, vestiu toda a sua família; com suas mãos de anjo, fez com que as refeições se tornassem o momento mais aguardado do dia. Todos ficavam ansiosos para provar os seus quitutes. Preparava a melhor bala de cupuaçu do mundo, que se transformou no sabor da saudade.
Com seu jeito acolhedor e especial de ser, desempenhou com maestria os papéis de mãe, avó e bisavó. Afinal, todas as funções que desempenhou ao longo da vida, tinham a perfeição que só o amor traz. A neta Aline se recorda: "Vovó foi nosso maior exemplo de força, fé, acolhimento e amor. Somos gratos pelo tempo que compartilhou conosco. Em cada lembrança, em cada momento faz com que as lágrimas escorreram pelo rosto. Isto é a mais pura saudade da senhora!"
Floriana nasceu em Manacapuru (AM) e faleceu em Manaus (AM), aos 78 anos, vítima do novo coronavírus.
Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela neta de Floriana, Aline Thais Souza Barbosa. Este texto foi apurado e escrito por jornalista Andressa Vieira, revisado por Claiane Lamperth e moderado por Rayane Urani em 23 de agosto de 2022.