Sobre o Inumeráveis

Francisca Feitosa Lira Rodrigues

1957 - 2020

Sentia-se muito bem ao fazer compras. Era aquela pessoa com poder de cativar com carisma, alegria e fé.

Dona de um coração imensurável, amava seu marido, filhos e irmãos. Francisca foi mãe de cinco. Todo final de ano, comprava tecidos para costurar roupas para cada uma das filhas, costurava com muito amor, mas não era a maior fã de fazer vestidos de quadrilha. As suas tardes de sábado eram marcadas por fazer um bolo para acompanhar o café. Era um hábito: assá-lo e comer um pedaço com café.

Francisca não chegou a conhecer o neto, o pequeno Bryan, que contava 17 dias de vida quando a avó partiu. “Quando engravidei, ela foi logo dizendo que era menino”, disse sua filha Lykyane sobre as expectativas e achismos da vovó durante a gestação.

Gostava muito de sorrir, de presentear as pessoas e, quando recebia, ficava feliz em fazer compras. ”Andava apressada, passava na frente dos carros correndo, e ainda dizia que eram eles que tinham que parar para ela passar”, disse Lydyane. Em sua última viagem, para Canindé, ganhou com o marido o prêmio de "casal que mais gastou" em uma viagem.

Aos olhos da filha, ela estava radiante.

Francisca nasceu em Teresina (PI) e faleceu em Teresina (PI), aos 63 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Francisca, Lydyane Lira Rodrigues. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Maria Clara Mendes, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 15 de fevereiro de 2021.