Sobre o Inumeráveis

Francisca Gomes de Oliveira

1949 - 2020

Uma avó brincalhona e tão dedicada, que ensinou a lição de se dar valor à família.

Mulher guerreira, mesmo na vida dura da comunidade de cidade grande, preocupada, cumpriu muito bem sua missão de criar três filhos, que se tornaram adultos independentes e com casa própria.

Dedicou a vida a sua família, demonstrando que a união era o mais importante, o que deixou de herança, sem dúvida!

Ao longo da vida, teve treze netos e uma bisneta e, quando veio o isolamento, longe do convívio com a família - sua força vital - a depressão a venceu. E em seguida, em silêncio, sem sabermos como, o mal maior e agora só restou a saudade para essa família enorme que lembrará com amor da lição: família é tudo!

Tributo da filha de Francisca, Ana Mara Gomes.

-
Foi uma pessoa muito boa, não media esforços para ajudar alguém.

Mulher afetuosa e de coração imenso, sempre priorizou sua família.

Sua maior paixão eram seus netos, dos quais cuidava com o maior amor e carinho.

Sua luta não foi fácil. Não gostava de ficar sozinha e, nos seus últimos dias, teve que passá-los assim. Mas, era uma pessoa muito forte e, verdadeiramente, guerreira.

"Você se foi, mas deixou um legado que vamos carregar para sempre! Com você aprendi a dar valor à família. Descanse em paz, vozinha", despede-se Camile Silva, neta de Francisca.

Francisca nasceu em São Benedito (CE) e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), aos 70 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha e pela neta de Francisca. Este tributo foi apurado por Caio Ferreguti, editado por Denise Pereira, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 14 de junho de 2020.