Sobre o Inumeráveis

Francisca Maria da Conceição Vieira

1928 - 2020

Contava e recontava aos netos como conheceu o amor que fez seu coração palpitar na primeira troca de olhares.

Dona Chicô, como era conhecida, completou 92 anos com muita vontade de viver. Ninguém acreditava quando ela contava sua idade, pois além de jovem em espírito, cuidava com muito gosto da aparência e ainda fazia questão de pintar o cabelo.

Ficou viúva muito cedo e dizia sempre que só teve um amor, o marido Severino. Contava incansavelmente para os netos (que já até sabiam de cor) a história de como se conheceram e de como seu coração palpitou ao olhar para ele pela primeira vez. Dessa forma, Dona Chicô relembrava o companheiro de vida e a emoção do amor à primeira vista.

Foi uma mulher empreendedora, que vendeu de lingeries a cocadas. Seus maiores fregueses eram os filhos e os netos, que aliás, não são poucos: 7 filhos, 21 netos e 25 bisnetos.

A neta Simone guarda com carinho a memória da presença da avó: “Era uma força da natureza”, lembra. A certeza do reencontro faz com que essa despedida não seja um adeus e sim um doce até logo.

Francisca nasceu em Lavras da Mangabeira (CE) e faleceu em São Bernardo do Campo (SP), aos 92 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Francisca, Simone Mendes Rodrigues. Este tributo foi apurado por , editado por Maria Alice Freire, revisado por Monelise Vilela Pando e moderado por Rayane Urani em 22 de junho de 2020.