Sobre o Inumeráveis

Francisca Vieira Alves Grangeiro

1964 - 2020

Todo mês de outubro ela se vestia de marrom — a cor das vestes de São Francisco, o santo de sua devoção.

Dona Francisca foi casada com Didi durante trinta e quatro anos. Era uma mãe zelosa e apaixonada pelos filhos Ismael e Leonel, e uma avó carinhosa com os netos Emanuel e Gael.

Trabalhava como professora com dedicação e era muito querida por seus alunos, mas vivia sonhando com a aposentadoria para poder dedicar-se exclusivamente aos netos.

Muito religiosa, dividia suas horas livres entre a família e sua atuação nas pastorais de sua paróquia. Era uma católica praticante e tão devota de São Francisco de Assis, que durante o mês de outubro, dedicado a este santo, ela se vestia o mês inteiro de marrom — a mesma cor das vestes dos franciscanos.

Generosa e amorosa, cuidou da mãe por muito tempo, até seu último suspiro, quando esta faleceu também vítima da Covid-19 um mês antes de Francisca.

Seu hobby preferido era fazer crochê; dedicava-se a ele no tempo que sobrava de seu trabalho, cuidados com a família e sua devoção à Igreja.

Segundo a nora Danielle, por suas atitudes ao longo da vida, Francisca procurava praticar e demonstrar, pelo exemplo, a afirmativa que norteava suas ações: "Deus é amor”.

Francisca nasceu em Milagres (CE) e faleceu em Juazeiro do Norte (CE), aos 56 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela nora de Francisca, Danielle Marinho. Este tributo foi apurado por Gabriel Rodrigues, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 11 de janeiro de 2022.