1934 - 2020
Um homem de fé e coragem. Suas risadas ficarão para sempre na lembrança.
Norma Barbado, sobrinha neta de Getúlio, guarda carinhosas passagens de sua vida com a figura do tio-avô. Como ele se mudara há tempos para São Paulo, ela ficou com os bons momentos vividos na infância:
"Eu me lembro, na infância, quando não tínhamos telefone e as visitas chegavam inesperadamente. Meu tio-avô sempre chegava nos momentos em que estávamos precisando de ajuda.
Um dia, ele chegou em casa no exato momento em que estávamos carregando a mudança. Arregaçou as mangas e ajudou a carregar e descarregar todos os móveis.
Em outra ocasião, num dia de muita chuva, uma fossa do nosso quintal havia desbarrancado. Lá foi ele ajudar meu pai a carregar terra com uma carriola. Também me lembro de vê-lo no teto, junto com meu pai, forrando a casa.
Tinha um talento inspirador com a terra. Transformava, num instante, os terrenos baldios em lindas e produtivas hortas.
E assim, vamos nos lembrar do Tio Getúlio, com sua boina típica, sempre bem-humorado e fazendo piadas com tudo. Um homem de muita fé e coragem. Suas risadas ficarão para sempre em nossas memórias!"
Getúlio nasceu em Guiricema (MG) e faleceu em Indaiatuba (SP), aos 86 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela sobrinha-neta de Getúlio, Norma Barbado. Este tributo foi apurado por Lígia Franzin, editado por Marilza Ribeiro, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 12 de outubro de 2020.