Sobre o Inumeráveis

Helcio José da Motta

1943 - 2020

Professor, guerrilheiro, optometrista e até "guru" de alguns, lutava por seus ideias e inspirou toda uma geração.

Helcio José da Motta era sinônimo de luta e resistência. Talvez por isso o baque de sua família ao perdê-lo seja grande, mas nunca tão grande quanto as memórias que ele deixou de herança.

Fiel aos seus ideais, lutou conta a ditadura e enfrentou políticos militares para regularizar a sua profissão no país: a optometria. Sempre defendeu o que acreditava no âmbito político e social, inspirando todos ao seu redor a fazer o mesmo.

"Explicar quem foi Helcio é tarefa quase que impossível, afinal ele foi um pai, um marido, um amigo, um professor, um guerrilheiro, um optometrista, um vô e, para alguns, foi até mesmo um guru", conta seu neto João Pedro. "Seria muito simples dizer que com sua morte física toda a sua história tenha sido apagada, mas de alguma forma ele vive em todo brasileiro que desfruta da democracia, vive em cada optometrista que atua no Brasil e vive em todo Motta que existe."

É esse tanto que "o homem que viveu intensamente" deixa não só aos seus, mas ao país e, por que não, ao mundo.

Helcio nasceu em Goiânia (GO) e faleceu em Goiânia (GO), aos 77 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pelo neto de Helcio, João Pedro Costa da Motta. Este tributo foi apurado por Thaíssa Parente, editado por Gabriela Monteiro, revisado por Otacílio Nunes e moderado por Rayane Urani em 19 de setembro de 2020.