1940 - 2020
A vovuxa mais jovem, aventureira, cinéfila e colorida que já existiu.
Helena foi aventureira, apaixonada por joias, vestidos coloridos, cinema e bandas de rock como Queen e Iron Maiden. Teve muitos sonhos e pôde realizar um de seus maiores: ir à Disney.
Ela adorava assistir filmes com sua neta Jéssica, que a apelidava carinhosamente de Vovuxa. Principalmente o clássico Noviça Rebelde. E eis que uma das frases presentes na película definem Helena perfeitamente: “A cada passo, tenho mais certeza. Tudo vai dar muito certo.”
Foi assim que Vovuxa lidou com os problemas: acreditando que tudo ia dar muito certo. Por isso era considerada a alegria da casa. Cantava, dançava e divertia a todos, como se estivesse em um grande musical ou showbiz. Quando Jéssica chorava, Helena insistia "ah, deixa para chorar quando eu partir."
Festejava com energia, como uma moça jovem. Adorava comemorações, especialmente os aniversários de seus familiares. Costumava impor a ideia de que todos deveriam fazer festa. E festas completas: com parabéns e o assoprar das velinhas. No natal, que para ela era o melhor momento, tornava-se indispensável montar a árvore, enfeites e discutir com filha e neta sobre o que seria servido durante a ceia.
Vovuxa, como eu queria utilizar as palavras mais bonitas porque você foi meu tudo. Eu amava implicar e ver filmes com você, dormir em sua cama e mexer em seu cabelo. Como eu queria que você viesse ao meu casamento e formatura, e colocasse todos os filhos para pular no seu sofá. A vida é muito silenciosa sem suas conversas e conselhos. É sem cor, diversão e seus beijos de escorrega. Saudades sem fim. Amor infinito.
Com carinho, Jéssica.
Helena nasceu Rio de Janeiro (RJ) e faleceu Rio de Janeiro (RJ), aos 79 anos, vítima do novo coronavírus.
História revisada por Vitória Freire, a partir do testemunho enviado por neta Jéssica, em 21 de maio de 2020.