Sobre o Inumeráveis

Heloisa Helena Soares de Oliveira

1957 - 2020

Trazia em si a expressão da alegria de viver e seus atos demonstravam que a vida é para ser curtida hoje.

Mãe, filha, irmã e amiga. Para todos que conviveram com ela, a eterna Heloisa, ou Luza, como era carinhosamente chamada, foi uma pessoa incrível e intensa.

Ela adorava viver. Gostava de dançar nos Bailes da Saudade e, quando estava em casa, sabia como ninguém agregar a família em torno dos seus excelentes dotes culinários.

"Mamãe foi uma mulher que soube aproveitar a vida e deixou um grande legado de sabedoria e simplicidade", afirma o filho Adriano.

Além de Adriano, Heloisa teve mais dois filhos: Diogo e Luana. Cada um mora numa cidade diferente e, por isso, ela tornou-se uma missionária, uma viajante, o todo tempo disponível para os filhos e netos.

"Mamãe sabia o valor da família e nos imprimiu esse valor. Com a forma simples de agir, ensinou a todos nós que a vida é hoje, que o futuro não nos pertence ainda", conta Adriano.

Heloisa, com sua alegria de viver, soube demonstrar que o sofrimento não é capaz de tirar o brilho da vida. Já com sua simplicidade, soube demonstrar que o belo da vida são as coisas pequenas e que viver é lançar-se em Deus, como faz uma criança ao se jogar nos braços do pai. Talvez por isso, por onde passou em suas viagens pelo mundo ─ que foram muitas ─, todos quisessem estar perto dela.

Para Adriano, a ausência da mãe, do seu cheiro, da sua firmeza e segurança nos valores da vida, da sua maternidade tão fecunda e carinhosa, contribui para que a saudade seja tão dolorosa, mas ele sabe que os valores e a essência de Heloisa continuam para os que aqui ficaram e tem certeza de que o reencontro virá.

"Mãe, descansa em paz. Te amamos para sempre!", despede-se o filho.

Heloisa nasceu em Belém (PA) e faleceu em Belém (PA), aos 62 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pelo filho de Heloisa, Adriano Henrique Soares de Oliveira. Este texto foi apurado e escrito por Lígia Franzin, revisado por Paola Mariz e moderado por Rayane Urani em 28 de janeiro de 2021.