Sobre o Inumeráveis

Ida Salles Leme

1930 - 2021

Orava individualmente por cada um da família, qual ensinou a sempre confiar em Deus.

Ela era vaidosa e trabalhadora. Gostava de assistir novelas, ouvir Roberto Carlos e usar gírias que criava, como chamar tênis de "boot" e jaqueta de "jaco maneiro".

Tinha uma linda história, como mãe que criou sete filhos com uma mistura de pulso firme e doçura. Foi a avó mais generosa que se pôde conhecer, sempre com um "dinheirinho pra comprar uma coisinha" e um doce sorriso nos olhos azuis.

Era incrível e encantador ouvi-la contar, por diversas vezes, sobre o quanto ela gostava de trabalhar como cabeleireira no centro da cidade e sobre os lindos vestidos de noiva que bordava junto com a mãe.

Era uma pessoa de muita fé: todos os dias, ao acordar e antes de dormir, fazia a sua oração, tendo o cuidado de falar um por um o nome dos filhos, das esposas e ex-esposas, de netos e bisnetos, pedindo graças e bênção para todos eles. E o que ficou marcado é que, independentemente da crença de cada um, a única certeza que todos têm é que essa oração era a sua proteção diária.

“Seus netos sentem falta da sua batata frita, do seu pastel, do seu pudim de chocolate e, acima de tudo, de todo amor que ela colocava na mesa, simples e cheia, toda vez que ela os recebia”, conta com saudade a neta Ângela.

Ida nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 91 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Ida, Angela Leme. Este tributo foi apurado por Andressa Veira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 18 de janeiro de 2023.