Sobre o Inumeráveis

Ilaide Souza Pereira

1929 - 2020

Passarinha livre e independente, mas que não descuidava dos filhotes no ninho.

Desde pequenina, quando ajudava a mãe nas plantações de algodão e café, ela deixava claro seu grande sonho na vida: ser sempre livre e independente. Não à toa, ganhou o apelido de Passarinha.

Ilaide bateu asas de Santarém, no Pará, para morar em Manaus, onde foi ajudante de lavanderia hospitalar. Bastante vaidosa, sempre tinha as unhas grandes, pintadas com esmalte cor de vinho, e mantinha os cabelos curtos sempre muito bem tingidos.

Teve cinco filhos (Roberto, Ronaldo, Edinomar, Rozana e Rosimar), que foram suas maiores paixões - além dos netos. Carinhosa, a Passarinha nunca se esquecia do seu ninho, que construiu com muita luta.

"Ela se preocupou até o último instante com os filhos e os netos", conta a filha Rozana.

Mas a grande lembrança que todos terão de Ilaide será o riso alegre que ela proporcionava. "A companhia dela era maravilhosa, sempre rendia boas gargalhadas", recorda Rozana.

Ilaide nasceu em Santarém (PA) e faleceu em Manaus (AM), aos 90 anos, vítima do novo coronavírus.

Tributo escrito a partir de testemunho concedido pela filha de Ilaide, Rozana Souza Pereira. Este texto foi apurado e escrito por Jornalista Felipe Held, revisado por Didi Ribeiro e moderado por Rayane Urani em 28 de maio de 2020.