Sobre o Inumeráveis

Inês Rabelo da Silva

1946 - 2020

Dedicou mais de três décadas à educação. Foi tão querida que escolheram nomear uma escola em sua homenagem.

Escola Municipal Inês Rabelo da Silva. Em Pindamonhangaba, um incontável número de pessoas saberá explicar a história por trás da escolha desse nome para uma instituição de ensino.

Como professora e diretora escolar, Inês dedicou mais de trinta anos de vida à educação e, não há dúvidas que marcou vidas ao exercer com paixão sua profissão, sempre pautada pela excelência e pela honestidade. Era assim que ela levava a vida, sempre com muita verdade.

Tinha a louvável mania de ajudar sem olhar a quem e era uma mulher cheia de histórias para contar; a maioria delas vividas nas escolas por onde passou. Graças às suas contribuições, um grupo de alunos se mobilizou em um abaixo-assinado para garantir uma homenagem à altura da profissional e da pessoa que conheceram. Conseguiram! A inauguração está prevista para 2021, e a escola terá o nome e o sobrenome que eles são capazes de reconhecer como parte de suas próprias trajetórias de vida.

Se Inês encantou colegas e alunos, Neide, como era chamada pela família, também conquistou um lugar especial no coração dos seus. Foi casada com Reinaldo e teve os filhos Rosana e Guilherme, e um neto, Breno. Compartilhou seu amor com todos e construiu relacionamentos baseados no respeito e no carinho. Adorava estar com a família nas horas livres, quando também se dedicava às leituras e às orações.

Rosana conta que a mãe era "puro amor e gratidão". Em um dos últimos encontros com o "amor de sua vida" ― a mãe se referiu à filha assim ―, Neide quis afastar ideias de despedidas. Ela se foi, mas deixou o legado que tanto sonhou na educação e como mulher devotada à sua família.

Inês nasceu em Pindamonhangaba (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 73 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela filha de Inês, Rosana Rabelo de Oliveira Alves. Este tributo foi apurado por Irion Martins, editado por Larissa Reis, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 7 de março de 2021.