Sobre o Inumeráveis

Irma Figueiredo Uliana

1936 - 2021

Criou muitos pássaros com papinha no bico e acolheu desenganados, como o gato Tico, que ela criou na mamadeira.

Dona de casa empenhada, lutou a vida inteira para não deixar faltar nada aos filhos, principalmente amor, que era sua especialidade. Cozinhava muito bem, ensinava muito bem, sempre paciente e amorosa.

Amava os animais e cuidava deles. Também gostava de plantas, deixou um jardim lindo e o gosto pela jardinagem passou para as filhas e netas. Deixou também muitas peças em crochê, que amava fazer para presentear pessoas queridas.

Comia escondido os docinhos que tanto gostava e, ardilosa, comprava umas balinhas dizendo que eram para os netos quando, na verdade, eram para ela mesma.

“Minha vó tinha quatro filhos, três mulheres e um homem, sete netos e dois bisnetos e partiu três meses antes de eu engravidar do terceiro, depois de anos de tentativas. Era muito amorosa, educada e cuidadosa com as pessoas... Deixou uma saudade imensa, muitas lembranças lindas e um exemplo de como ser um ser humano incrível”, conta a neta Graziella.

Irma nasceu em São Paulo (SP) e faleceu em São Paulo (SP), aos 84 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela neta de Irma, Graziella Uliana da Conceição. Este tributo foi apurado por Andressa Vieira, editado por Vera Dias, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 11 de janeiro de 2023.