1947 - 2020
Adorava fazer umas comprinhas e manter as unhas e os cabelos sempre impecáveis!
Era costureira. Foi casada por cinquenta anos com o Sr. Raimundo Nonato da Silva, um marido apaixonado e dedicado, que fazia todas as suas vontades. Infelizmente, já estava viúva há algum tempo.
Teve sete filhos, quinze netos e seis bisnetos. Suas paixões: a família e os amigos. Foi uma supermãe e guerreira. Uma pessoa amorosa, companheira e que sempre procurava ajudar a todos ao seu redor.
Era uma mulher bastante vaidosa. Fazer compras era o que mais gostava, além de arrumar os cabelos e as unhas.
Cuidadosa, todas as noites, quando ia dormir gostava de deixar uma garrafa de água ao lado de sua cama.
Uma mulher que viveu a vida intensamente, com alegria sempre com a família ajudando orientando.
A última viagem que fez com a filha Nelmilene, a Neuma, foi para Florianópolis. Passearam muito, foram à praia. Mas o que Izeth mais gostou foi de bater pernas com a filhota e "fazer umas comprinhas".
"Ela falava que antes tinha uma vida mais difícil. Precisava cuidar dos sete filhos e não podia se cuidar muito", conta Neuma. Mas, com o tempo, o casal prosperou e ela pôde ter uma vida melhor.
Passou o ano de 2019 inteirinho em São Paulo, com a filha Neuma. "Ela adorou ficar aqui comigo. Mas ainda não sei como consegui segurá-la por tanto tempo. Apesar de estar amando o passeio, ela sentia muita falta da sua própria casa", relembra a filha com saudades.
Izeth nasceu no Maranhão (MA) e faleceu em Teresina (PI), aos 73 anos, vítima do novo coronavírus.
Testemunho enviado pela filha de Izeth, Nelmilene Moreth da Silva. Este tributo foi apurado por Ana Macarini, editado por Marilza Ribeiro, revisado por Mateus Teixeira e moderado por Rayane Urani em 24 de dezembro de 2020.