Sobre o Inumeráveis

Jailson Melo Morais

1965 - 2021

Lutou por igualdade social, defendendo políticas públicas e acessibilidade a serviços públicos para todos.

Homenagem da Diretoria Colegiada da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindipetro-RN:

Lamentamos profundamente o falecimento do petroleiro Jailson Melo Morais, na manhã de 17 de fevereiro de 2021, em Natal.

Operador aposentado da Petrobrás no Alto do Rodrigues, Jailson foi reeleito diretor do Sindipetro-RN, assumindo a cadeira de suplente na Diretoria de Comunicação para o triênio 2021-2024. Na FUP, ele integrou o Conselho Fiscal da entidade e foi Coordenador do Projeto MOVA-Brasil no Rio Grande do Norte, entre 2004 e 2016.

Para o Coordenador Geral do Sindipetro-RN, Ivis Corsino, a partida de Jailson é uma perda irreparável e que fará muita falta. “Jailson não é apenas mais uma vítima da Covid-19. Foram mais de trinta anos de uma vida carimbada por tantas lutas juntos. Alegrias e sofrimentos. Conquistas e derrotas. Se foi com ele um pouco de cada um de nós. Que seus familiares, amigos, amigas, todos os companheiros e companheiras e enfim, todos nós, encontremos forças para continuar a jornada da vida. Que descanse em paz”, disse o Coordenador em nome da categoria petroleira potiguar.

Jailson deixa a esposa, Adelânia Pereira Dantas, e três filhos: Anna Clara Soares Morais, Pedro Henrique Soares Morais e Vitor Luís Soares Morais.

-
Homenagem de Rosemberg Lula Pinto:

O deputado Rosemberg Lula Pinto (PT) inseriu, na ata dos trabalhos da Casa Legislativa, moção de pesar pelo falecimento do diretor do Sindipetro-RN e da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Jailson Melo Morais. No documento, o parlamentar elogiou a trajetória de vida e profissional do petroleiro nascido em Assu (RN), formado no curso Técnico da Escola Agrícola de Jundiaí em Macaíba (RN) e em Economia, pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.

“Entrou em 1986 na Petrobras como Operador de Produção nos campos terrestres do Rio Grande do Norte. Em 1988, compôs a chapa cutista vitoriosa no Sindipetro-RN, e foi delegado sindical no vale do Assu, tendo participado do III Concut. Reeleito diretor do Sindipetro-RN, assumiu a cadeira de suplente na Diretoria de Comunicação para o triênio 2021-2024”, relatou.

Segundo o petista, além de dirigente da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Coordenador do Projeto MOVA-Brasil no Rio Grande do Norte, Jailson participou do Partido dos Trabalhadores, onde foi candidato a vereador, em 1992, e suplente de senador em 2018, tendo ocupado diversos cargos na direção.

O legislador solidarizou-se com a família potiguar, especialmente com a família do sindicalista, manifestando a imensa perda sofrida “com a partida do ilustre Jailson Melo Morais, um pai, um amigo e, acima de tudo, um pedaço do movimento sindical com quem tive a oportunidade de lutar pelo desenvolvimento do Nordeste e em defesa da Petrobras e dos trabalhadores. Jailson Melo Morais! Presente!"

Jailson foi um exemplo de pai, amigo, irmão, filho, esposo. Um homem que teve sua passagem aqui na terra marcada pela sua disposição em ajudar ao próximo, em lutar por igualdade social, por defender as políticas públicas e a acessibilidade aos serviços públicos aos mais carentes.

Jailson nasceu em Assu (RN) e faleceu em Natal (RN), aos 55 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela companheira de Jailson, Adelânia Pereira Dantas. Este tributo foi apurado por Rayane Urani, editado por Diretoria Colegiada da Federação Única dos Petroleiros, SINDIPETRO-RN e deputado Rosemberg Lula Pinto, revisado por Maria Eugênia Laurito Summa e moderado por Rayane Urani em 1 de outubro de 2021.