Sobre o Inumeráveis

Jaime David Winiawer

1946 - 2020

Aos 74 anos, vivia a vida intensamente. Bailando, contando histórias, fazendo amizades.

Jaime tinha um projeto em plena concretização: iria finalmente morar próximo à praia, em Santos. Queria sentir a brisa e o barulho das ondas. Sonhava muito com esse momento.

Era frequentador de bailes e aonde chegasse logo fazia amizade. Foi assim que um grupo de quatro amigas, que passavam juntas as férias em São Paulo, o encontrou, no início de 2020. Logo descobriram que aquele novo amigo seria especial.

"Na primeira noite que saímos para um baile, Jaime se aproximou de nós para dançar e, entre uma conversa e outra, descobrimos que ele era conterrâneo das amigas que moravam no Rio Grande do Sul. Agora, éramos cinco", conta Soraia.

Aposentado, cheio de vitalidade, gostava de diversão. Para ele não tinha rotina — e nela sempre havia espaço para a família. "Em sua agenda diária, sempre cabia um compromisso: seja um encontro com a filha, um almoço, um jantar ou uma festa."

Boa-praça, quando chegava sozinho em algum lugar, logo fazia amizade e se enturmava facilmente com outros frequentadores. Entre um baile e outro, muitas histórias foram compartilhadas com Soraia e suas amigas. "Os posicionamentos de Jaime eram sempre firmes, falava o que pensava, era seguro de suas opiniões", conta ela.

Depois desse curto e intenso período, a amizade continuou por meio de ligações diárias, nas quais Jaime falava das aventuras de Safira, sua gata; dos encontros com as filhas e claro, sobre os bailes habituais que continuava a frequentar.

"Ele nos deixou uma lição de vida: a idade não deve ser um limitador, podemos ser muito ativos, continuar sonhando e realizando projetos", diz Soraia.

Permanecem na memória de Soraia e de cada uma das amigas, as recordações de momentos felizes durante o pouco tempo que tiveram juntos. Fica, também, a certeza do tempo presente, do aqui, do agora, que ele soube tão bem viver.

Jaime nasceu em Bento Gonçalves (RS) e faleceu em São Paulo (SP), aos 74 anos, vítima do novo coronavírus.

Testemunho enviado pela amiga de Jaime, Soraia Monteiro. Este tributo foi apurado por Michelly Lelis, editado por Marcia Horacio Barbosa, revisado por Lígia Franzin e moderado por Rayane Urani em 22 de julho de 2020.